Image

O que é Energia Solar

Qual a definição de energia solar?

A energia solar é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia que provém da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada diariamente pelo sol, podendo ser utilizada por diferentes tecnologias, como aquecedores solares, painéis fotovoltaicos e usinas heliotérmicas (ou termossolares).

Hoje em dia, o conceito de energia solar é comumente associado à geração limpa de eletricidade pelos painéis de energia fotovoltaica (painéis fotovoltaicos), que transformam a luz do sol diretamente em energia elétrica. 

Na energia solar fotovoltaica, quando as partículas de energia da luz do sol (fótons) incidem sobre os painéis solares, ocorre a geração de uma corrente elétrica que pode ser direcionada e utilizada para alimentar residências, empresas, indústrias etc, tanto na cidade quanto em área rural.

Características da energia solar

As principais características da energia solar fotovoltaica são:

  • Energia luminosa: é proveniente da luz do Sol;
  • Energia sustentável: provém de uma fonte alternativa e renovável;
  • Energia limpa: não emite gases poluentes e não produz resíduos tóxicos;
  • Gratuita: gerada apenas com a luz do sol, o que também a torna uma energia mais barata de se produzir;
  • Durável: tecnologias solares demandam pouca manutenção e possuem longa vida útil, como os 25 anos dos painéis solares fotovoltaicos;
  • Vantajosa: gera economia de até 95% na conta de luz.

Para que serve a energia solar?

A energia proveniente do sol é indispensável para a manutenção da vida na Terra e serve como catalisadora de todos os processos térmicos, dinâmicos e químicos, sejam eles naturais (como a fotossíntese ou o ciclo hidrológico) ou artificialmente desenvolvidos pelo homem.  

Desde as primeiras civilizações, o homem também utilizava a energia solar para a realização de diferentes trabalhos, como a geração de fogo através do calor dos raios de sol concentrados por vidros ou espelhos.

Hoje, a energia solar representa para o homem a sua maior e mais segura fonte de energia renovável para a geração limpa de eletricidade e calor, sem  grandes impactos ao meio ambiente e com grande capacidade de aproveitamento.